Logo
"SEM ESCRIVÃO A POLÍCIA PARA"
NOTÍCIAS
05/10/2020 - NO MÊS DO ANIVERSÁRIO UM POUCO DE NOSSA HISTÓRIA....
NO MÊS DO ANIVERSÁRIO UM POUCO DE NOSSA HISTÓRIA....

Fundação

A existência da AEPESP remonta desde 1954. Por diversas falhas pontuais à época, a AEPESP fundiu-se à Associação dos Funcionários da Polícia Civil do Estado de São Paulo, entregando todo seu patrimônio àquela entidade, estimado à época em CR$ 120.000,00. (cento e vinte mil cruzeiros);

Verifica-se em sua história, duas tentativas de ressurgir mediante assembléias realizadas na magnífica Biblioteca Municipal “Mario de Andrade” e na Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo, então no Edifício CBI, na rua Formosa que resultaram, infelizmente, infrutíferas.

Com um movimento em Santos e na Capital, de colegas descontentes com a extinção da entidade, encabeçados por pessoas abnegadas e movidas pelo sentimento de união e representatividade na carreira do escrivanato, constituíram a Associação dos Escrivães de Polícia do Estado de São Paulo, em 05 de outubro de 1961, no auditório da Radio Clube de Santos, onde o Escrivão de Polícia, jornalista e radialista Sr. Aldo José dos Santos, que mantinha um dos programas mais importantes da rádio brasileira, o “Movimento Policial”, a Associação renasceu com todo vigor.

Em seus primeiros anos, a AEPESP mudou da Baixada Santista para a Capital, com a renúncia de toda sua Diretoria. Na Capital, a entidade chegou após inesquecível assembléia geral, realizada na Biblioteca do então Departamento de Investigações e na mesma ocasião, foi eleita a nova diretora, na Capital.

Passaram pela presidência da AEPESP, pela ordem, os seguintes colegas: Augusto Ribeiro Pacheco; José Cintra Cavalcante e Fernando Miranda Vilhena, mais tarde Delegados de Polícia; José Benedicto Sampaio Alves, Calixto Calil, Itacil Pereira de Oliveira, Gustavo Zieglitz de Castro Neves, Jarim Lopes Roseira, Angelino de Oliveira Júnior, Antônio Soares Netto, Horácio Garcia de Oliveira, José Vieira da Silva Júnior, Oscar de Miranda, novamente por mais dois mandatos Horacio Garcia de Oliveira e o atual presidente, Renato Del Moura.

Assim continuamos a escrever nossa história defendendo os direitos da classe. Contando com a presença e participação de todos para uma melhor união que, por conseqüência trará ganhos irreversíveis para a categoria.

 

Unidades Policiais
Departamento Jurídico
O AEPESP mantém uma série de convênios nas áreas Educacional, Advocacia, Turismo, Saúde, lazer, Parcerias e Serviços em Geral. Confira a diversidade que oferecemos aos nossos associados clicando aqui.
Fale Conosco
Email: aepesp@uol.com.br
Tel/Fax: 11 3229-9014/3228-2160/3326-3913
Endereço: Av. Cásper Líbero, 502, 10º andar - Luz
Cep: 01033-000 - São Paulo/SP.
© 2013 AEPESP - Associação dos Escrivães de Polícia do Estado de São Paulo
Desenvolvimento: Ellos design