Logo
"SEM ESCRIVÃO A POLÍCIA PARA"
NOTÍCIAS
30/03/2020 - CORONAVÍRUS E A ODONTOLOGIA
CORONAVÍRUS E A ODONTOLOGIA

CORONAVÍRUS E A ODONTOLOGIA

 

• Dr. Edwin Despinoy

O Cirurgião Dentista é um dos profissionais de saúde mais expostos ao risco de contágio do novo Coronavírus (SARS-CoV-2), assim como de outros agentes infectantes.  Trabalha com o seu rosto a poucos centímetros de distância da boca e nariz do paciente, respirando não só o ar exalado pelo paciente, mas também o aerossol decorrente do spray de ar e água de sua caneta de alta ou baixa rotação, que se choca no interior da boca do paciente e volta sobre o rosto Cirurgião Dentista, se espalhando um aerossol contaminado por todo ambiente de atendimento.  Esse aerossol que se esparge por todo ambiente, carrega consigo microrganismos contaminantes, inclusive o Coronavírus.  Isso contamina intensamente tudo em volta, inclusive o Cirurgião Dentista, que pode se contagiar respirando esse aerossol. Pode contaminar os auxiliares odontológicos, e todas as demais pessoas presentes no ambiente, inclusive outros pacientes.  Contamina amplamente o local de atendimento, as superfícies e utensílios do ambiente, que serão tocados por diversas pessoas e até mesmo utilizados nos demais pacientes.  Ao final do atendimento, com a entrada de outros pacientes, há novas possibilidades de contágio cruzado, especialmente do novo Coronavírus.

Convêm lembrar que o Coronavírus (SARS-CoV-2), causador da nova doença (COVID-19), atualmente é uma pandemia, e que sua transmissibilidade é muito superior à da pandemia da influenza H1N1 de 2009.

Com base nessa breve explanação, que não pretende se aprofundar em aspectos científicos, mas apenas orientar e sugerir atitudes a serem tomadas na área da Odontologia, para reduzir a probabilidade de contágio pelo Coronavírus, sugere-se o seguinte.

Sejam suspensos temporariamente, por pelo menos 15 dias, os atendimentos odontológicos eletivos, restringindo-se tais atendimentos apenas aos casos de urgência.   Tal sugestão se faz especialmente aos serviços públicos, em que o atendimento abrange grande número de pacientes e profissionais de saúde. Essa decisão de se suspenderem os atendimentos deve ser tomada pelos respectivos órgãos públicos, por decisão administrativa superior.   Tal sugestão se estende à esfera privada.

Essas são apenas algumas sugestões de para adoção em caráter urgente, na área da Odontologia.

Belo Horizonte 15/03/2020.

Dr. Edwin Despinoy

Cirurgião Dentista

Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial

Especialista em Radiologia

Especialista em Administração Hospitalar

Especialista  em  Saúde  Pública

 

No endereço abaixo terão acesso ao Ofício 447/2020 do CFO - Conselho Federal de Odontologia direconado ao Ministério da Saúde.

http://website.cfo.org.br/wp-content/uploads/2020/03/oficio-ministro-da-saude-coronavirus-1.pdf

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Unidades Policiais
Departamento Jurídico
O AEPESP mantém uma série de convênios nas áreas Educacional, Advocacia, Turismo, Saúde, lazer, Parcerias e Serviços em Geral. Confira a diversidade que oferecemos aos nossos associados clicando aqui.
Fale Conosco
Email: aepesp@uol.com.br
Tel/Fax: 11 3229-9014/3228-2160/3326-3913
Endereço: Av. Cásper Líbero, 502, 10º andar - Luz
Cep: 01033-000 - São Paulo/SP.
© 2013 AEPESP - Associação dos Escrivães de Polícia do Estado de São Paulo
Desenvolvimento: Ellos design